ARQUIVO DO BLOG

quarta-feira, 16 de março de 2011

[GAMES] MMO's e Jogos de Browser


_________________________________________________________________
MMO's

     Um massively multiplayer online game (MMOG ou simplesmente MMO, nome em inglês para um "jogo eletrônico online multijogador em massa") é um jogo eletrônico capaz de suportar centenas de milhares de jogadores simultaneamente. Geralmente são jogados online e apresentam pelo menos um servidor comum.

     MMO's permitem que jogadores se ajudem e compitam entre si em grande escala, e algumas vezes tenham uma interação com pessoas de todo o mundo. Incluem uma variedade de estilos de jogabilidade e representantes de vários gêneros de jogos. Quase todos os MMO's têm uma subscrição mensal, mas alguns podem ser jogados de graça.
_________________________________________________________________
MMO X multiplayer

     É comum os jogadores confundirem o termo MMO com o termo multiplayer. Um jogo multiplayer é aquele em que vários jogadores podem jogar ao mesmo tempo, porém existe um limite no número de jogadores. Um MMO é um jogo em que teoricamente não existe limite no número de jogadores, ou o número é muito alto, normalmente na casa dos milhões de jogadores.
_________________________________________________________________
Tipos de MMO

MMORPG: MMO role-playing game – jogo de interpretação de personagem online em massa. cabe primeiro lembrar o que é um jogo de RPG (role-playing game ou jogo de interpretação): trata-se de um jogo que visa emular a realidade dentro de um contexto fictício, ou seja, cria-se um mundo imaginário mas que traz em seu contexto elementos fáticos buscando dar mais realismo ao jogo. Desta forma, um novo mundo é criado, assim como seus habitantes, que vêm a ser justamente os personagens (jogadores).
     Nos RPG's os jogadores adotam uma vida paralela, literalmente "incorporando" seus personagens: estes têm de suprir suas necessidades tal qual na vida real, e como nesta para tanto é necessário dinheiro, que deve ser obtido por meio de trabalhos realizados. Com o dinheiro compra-se suprimentos, roupas, armas e armaduras, além de se pagar por hospedagem ou compra de imóveis e veículos ou montarias, dependendo do contexto e da ambientação do jogo. Os RPG's eletrônicos seguem a mesma linha dos clássicos, que visam estimular a imaginação criando um mundo totalmente onírico.
     Os MMORPG's, portanto, são RPG's construídos com a mecânica dos MMO's e têm por característica a infinitude, com raras exceções. Por infinitude quer-se dizer que, diferentemente da maioria dos jogos ou mesmo de RPG's comuns, os MMORPG's tendem a ser infinitos, isto é, não há um roteiro programado, apenas o enredo. O jogador cria seu próprio roteiro, sua própria história dentro do jogo, com seus objetivos pessoais e únicos. É como se o jogador criasse uma "vida paralela virtual", daí porque estes jogos são tão cativantes e viciantes.
     Exemplos de MMORPG's são World of WarCraft, Rising Force, Perfect World, Lineage, Everquest, Ragnarök, Final Fantasy XIV, entre outros.

MMORTS: MMO real time strategy – jogo de estratégia em tempo real online em massa. Da mesma forma que os MMORPG's, cabe aqui falar sobre o gênero antes do subgênero: os jogos de estratégia.
     Nesta modalidade de jogo, o jogador assume não apenas o controle de um personagem, mas de um grande número de seres, podendo ser um exército, uma nação, uma espécie ou todo o povo de um mundo. O jogador assume uma visão distanciada do cenário, ao contrário da visão em 3ª pessoa (como se a câmera estivesse fixa num ponto atrás e um pouco acima do personagem) que vigora na maioria dos RPG's e MMORPG's. Essa visão posiciona o observador como se visse a cena de uma aeronave (visão "de Deus"), abarcando assim uma grande área, necessário para se controlar todos os aspectos de um grande número de personagens e construções ao mesmo tempo.
     Há peculiaridades que diferenciam cada jogo do outro, mas falando num contexto geral pode-se observar algumas características comuns: o jogador inicia comandando um pequeno contingente de seres com funções específicas, como operários e guerreiros. Os guerreiros, como é de se esperar, terão a tarefa de defender os operários e as construções por eles erguidas, assegurando assim o domínio do jogador naquele setor. Os operários, por sua vez, coletarão matérias primas (como madeira, pedra, metais, etc.) e com elas edificarão estruturas, cada uma com funções específicas, como centros políticos, sistemas comerciais, habitações e estruturas militares. 
     Concomitantemente, recolherão também víveres (carne de caça ou rebanho, frutos e outros gêneros alimentares) para com eles suprir a população e gerar mais operários e guerreiros, para então iniciar campanhas militares para aumentar seu território, conquistar outras cidades/nações/mundos ou quaisquer outros objetivos.
     Há jogos que focam apenas nas estratégias militares, mas basicamente a fórmula é essa. Os MMORTS' seguirão esta linha apenas com a diferenciação da mecânica MMO. A ambientação, tal qual nos RPG's e MMORPG's, poderá ser medieval, contemporânea, futurista ou puramente ficcional.
     Exemplos de jogos desse gênero são Age of Empires, European Wars, Eve Online, Stronghold: Crusader, Empire Earth, Saga, Beyond Protocol, StarCraft II, Ballerium, etc.

MMOFPS: MMO first person shooter – jogo de tiro em primeira pessoa online em massa. Os jogos de tiro em primeira pessoa colocam o jogador no centro da ação, ao observar o mundo do jogo com os olhos do personagem (visão em 1ª pessoa). A visão que o jogador tem do personagem se resume às mãos ou armas que empunhar, salvo se focar um espelho. É o mais próximo possível de "incorporação" do jogador pelo seu personagem virtual.
     Nos jogos de tiro desta modalidade, o jogador se coloca na pelo de um soldado, mercenário assassino ou seja qual for o papel que o jogo lhe definir, tendo que lutar pela própria sobrevivência. Uma característica dos jogos de tiro é a sua carência de enredo, geralmente se resumindo a "o último que sobrar vivo ganha". Doom, o grande cçássico dos jogos de tiro em 1ª pessoa, é um bom exemplo disso; mas o jogo conseguiu se redimir com a quarta continuação (Doom IV), que finalmente teceu um enredo decente para o jogo.
     Os MMOFPS' não diferem muito dos jogos de tiro em primeira pessoa "descerebrados": basicamente, é só tiroteio e carnificina, mas o mercado para isso é bem amplo e os jogos deste tipo são muitos e bem variados.
     O melhor exemplo deste tipo de jogo é o Counter Strike (CS), um dos jogos mais populares do mundo. Por incrível que pareça, o CS se originou de uma fonte nobre: Half-Life, um excelente jogo de tiro em primeira pessoa com um enredo inteligente e bem envolvente, que teve diversas continuações. Ironicamente, a série Half-Life nem de longe é tão famosa ou jogada quanto seu filhote subdesenvolvido, o CS.


MMOSG: MMO social games – jogo de relacionamentos online em massa. O jogador cria um avatar objetivando interação com outros usuários. Tais interações incluem passeios por ambientes virtuais, comunicação via texto e/ou voz, realização de atividades em grupo. JTipo de jogo inicialmente voltado mais para o público feminino, mas com muitos adeptos do gênero masculino também.
     A modalidade em muitos aspectos é semelhante a um PG, criando um mundo virtual (e infinito, na maior parte das vezes), onde o jogador interage com seu avatar com outros avatares ou personagens controlados por computador (NPC's - Non Playable Character, ou personagem não jogável). 
     O jogador deve ter uma fonte de renda, para com ela adquirir bens móveis ou imóveis, divertir-se em baladas, viajar, etc. O que o diferencia dos RPG's é o foco: enquanto que os RPG's visam mais o combate ou exploração de ambientes, os jogos sociais focam só nos relacionamentos entre os jogadores. 
     Exemplos de jogos sociais: Second Life, Club Penguin,Sociolotron, Habbo Hotel, Sociotown, VMK, Sims, Nicktropolis, KekoCity, Kynto, MoiPal,etc.


MMOEG: MMO erotic game – jogo erótico online em massa. Jogos para o público adulto, com temática sexual. Não há muito o qe comentar aqui ;D 
     Ex: Red Light Center, Naughty America, Virtual Hottie 2.


MMOBG: MMO browser[1] game – jogo de navegador online em massa. Jogos que não necessitam de instalação. São jogados diretamente nos navegadores de internet. Eles se diferenciam dos videogames normais por terem em contexto a pequena (ou nenhuma) instalação de componentes e por necessitar de outros usuários para o transcorrer do jogo. Eles podem usar tecnologias client-side[2], como browsers e plugins como Java ou Flash ou utilizar-se de Ajax, num caso server-side, por exemplo.
     A lista que segue refere-se aos melhores jogos de browser que eu conheço. São todos grátis e hospedados em Portugal[3], mas pode-se alterar para o servidor brasileiro se o desejar.
______________________________________
TRIBAL WARS
http://www.tribalwars.com.pt/
     O clássico, a mãe de todos, o velho amigo. Tribal Wars (português brasileiro) ou Tribos (português europeu) foi o primeiro jogo de browser que eu conheci, e continuo jogando até hoje. Trata-se de um MMORTS baseado na idade média, criado pela empresa alemã InnoGames GmbH. O destaque fica por conta do "Paladino", uma unidade especial e única (cada jogador só pode ter um) capaz de equipar diversos tipos de armas que concedem poderes especiais às unidades que marchem junto a ele.
     O registro no jogo é gratuito, porém existe a possibilidade de ter uma conta paga, chamada "Conta Premium". Possuidores desse tipo de conta adquirem variados privilégios, como receber uma notificação de quando um amigo fica online, adicionar várias edificações simultaneamente, pesquisar várias tecnologias no ferreiro, entre outros.
______________________________________
KINGSAGE
http://www.kingsage.com.pt/
     O filhotinho mais bem-sucedido do TW, segue a mesma linha que este último, mas conta com um visual bem mais aprimorado. KingsAge é um MMORTS da Gameforge sobre a época medieval.
______________________________________
OGAME
http://www.ogame.com.pt/
     OGame é um MMORTS ambientado no futuro, focado em guerras espaciais. OGame foi criado em 2000 e é produzido e mantido pela Gameforge AG. 
______________________________________
WILD GUNS
http://www.wildguns.com.pt/
     MMORTS ambientado no velho oeste dos EUA. O destaque neste é que o jogador deverá escolher no ato da sua inscrição uma das três nações disponíveis: americanos, índios ou mexicanos. Não é possível trocar a nação depois disso, somente se se iniciar uma nova conta.
     Cada uma das nações tem particularidades próprias, o que confere um certo equilíbrio entre elas: americanos captam recursos mais depressa, mexicanos controem mais rapidamente, índios podem saquear recursos ocultos dos jogadores, entre outros diferenciais.
     As associações entre jogadores, porém, são livres: americanos, mexicanos e índios convivem numa mesma associação, mas é possível aos jogadores optar por formarem uma associação cujos membros devem ter todos a mesma nação.

______________________________________
THE WEST
     MMORPG criado pela InnoGames ambientado no velho oeste dos EUA. O jogador pode personificar um soldado, pistoleiro, índio, entre outros. As associações entre jogadores são as cidades, que são fundadas pelos jogadores associados e fixadas no mapa, tornando-se acessíveis a qualquer um (embora somente os associados possam construir edificações e administrar a cidade). Outro diferencial são as tarefas desempenhadas pelo jogador, em estilo típico de RPG. 
     O foco no jogo são os duelos, que são disputas entre jogadores; os fortes são construções criadas especificamente para sediar duelos.
______________________________________
BITE FIGHT

     MMORPG gótico criado pela GameForge, com temática sobrenatural ambientado na Europa oriental da idade média. O jogador escolhe ser um lobisomem ou um vampiro, duas facções em permanente estado de guerra pelo domínio sobre a humanidade.
______________________________________
TANOTH
http://www.tanoth.com.pt/

     MMORPG medieval da GameForge. A idéia do jogo é combater as forças demoníacas invasoras e despojar o tirano que domina Tanoth.

_________________________________________________________________

Notas:

[1]Browser: um navegador, também conhecido pelos termos ingleses web browser ou simplesmente browser, é um programa de computador que habilita seus usuários a interagirem com documentos virtuais da Internet, também conhecidos como páginas da web, que podem ser escritas em linguagens como HTML, ASP, PHP, com ou sem folhas de estilos em linguagens como o CSS e que estão hospedadas num servidor Web.

[2]Client-side: expressão em inglês que traduzida é lado cliente. O Cliente side é usado em tecnologia para designar uma aplicação (site, software, plugin, etc) que é executado no micro do usuário e não no servidor que hospeda a aplicação. São interpretadas pelo o browser do cliente, ou seja, sua execução ocorre no computador do usuário e não no servidor.

[3]Eu listei os jogos de browser nos servidores de Portugal por uma razão bem simples: a maioria dos jogos de browser em servidores brasileiros consta na lista de sites proibidos de redes públicas (como redes de escolas, universidades, bibliotecas, cyber-cafés, órgãos públicos, etc.). Uma das maneiras de se burlar esta vigilância é usar um servidor estrangeiro, e optei pelo de Portugal pela semelhança de linguagem.
_________________________________________________________________
FONTES:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PESQUISAR